quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dica de documentário

Na aula de hoje, da pós-graduação, fiz referência a um documentário que assisti no GNT, falando das emoções humanas. O de domingo passado foi o segundo episódio, "Enfrentando nossos medos". Ainda vai passar mais um, "Repensando a felicidade", domingo que vem, às 00:30h. Confiram a programação: GNT doc. Daí eu postar a dica pra vocês. Este vídeo apresenta a série e este outro vídeo é um pequeno aperitivo do primeiro episódio.
Relações humanas, neurociências, emoções primitivas x elaboração racional dessas emoções... aonde tudo isso me levou? Entre outras questões, à questão da variação linguística e do preconceito linguístico, claro....rs. Mas como assim?
Os sentimentos negativos que nos assaltam (e dentre eles os preconceitos com que nos armamos) são muitas vezes movidos por medo, raiva, por sentimentos primitivos de sobrevivência, que nos levam a avaliar se algo nos ameaça a vida e que tipo de reação vamos ter (enfrentamento ou fuga). Pois esses mesmos mecanismos de ação podem ser acionados em uma situação que em nada ameace a nossa sobrevivência (medo de avaliação, por exemplo: não reajam me dando com um tacape na cabeça! rs). Como já vamos bem longe do tempo em que habitávamos as cavernas, esses sentimentos precisam ser admitidos e elaborados racionalmente, adequando-se aos valores e práticas da sociedade e da cultura. E mais: adequar-se porém mantendo-se em movimento, em consonância com a diversidade e as mudanças do tempo em que se vive. Me lembro de uma redação que Dinah Callou nos pediu no primeiro período da graduação, com o título "Viver é conviver, sobretudo em matéria de linguagem". Tudo a ver com o tema.
Mais comentário que isso, pessoas, só ao vivo!

PS: Não tem TV a cabo? Não se aperte: assista na internet!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário