sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Português II - sobre o sistema vocálico e as postônicas não-finais

Na aula de quarta falei sobre as vogais, em todas as posições acentuais do vocábulo. Deixo para vocês uma leitura complementar, que traz resultados de pesquisa sobre as vogais postônicas não-finais - aquelas dos proparoxítonos, lembram-se?

Este foi o tema da dissertação de mestrado de Alessandra de Paula, defendida em 2010 e orientada pelos professores Silvia Brandão e João Moraes. Alessandra agora está no doutorado e neste semestre está fazendo a disciplina de fonologia e prosódia comigo e com Carolina Serra. Conto a história toda pois foi ela quem me cedeu o material e permitiu que eu postasse para vocês. O material foi compilado por Fabiane Rocha (mestranda, também estudando com a gente neste semestre, e orientanda também de Silvia Brandão).

Vejam o que se faz em pesquisa: Alessandra me contou que há 18.413 proparoxítonas dicionarizadas no PB... Eu quis logo saber: e a hipótese do Mattoso? Afinal, são quatro fonemas nesta posição ou o sistema tem mesmo três vogais? Mas não vou contar tudo não. Leiam que são apenas duas folhinhas:

Vogais postônicas não-finais

Já já nos encontraremos!

PS: Pelamor dos fonemas: comam uma maçãzinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário