segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ainda sobre o documentário

Acabo de assistir ao terceiro episódio e esta foi a última frase: "A vida é uma viagem no tempo e felicidade é quando fazemos essa viagem juntos". Pronto, respondeu a duas questões cruciais do sentido da vida...rs. Muito show o documentário do GNT sobre emoções humanas. E, de quebra, faz a gente feliz.

sábado, 27 de agosto de 2011

Da série "Dúvidas Frequentes": média final


1. Cálculo da média
O curso de Português II terá 3 provas, das quais uma (a com a nota menor) será descartada. A nota final será a média das duas maiores notas que você obteve.  Se houver uma monografia final (ainda vou decidir se faremos ou não), ela também será computada na média, sendo que o peso maior será sempre o das provas (prova = peso 2, monografia = peso 1). Possibilidades:
Média sem monografia:
(Soma das notas das duas provas com nota mais alta) / 2
Média com monografia:
(Média das notas das 2 provas com nota mais alta) x 2 + (Nota da monografia) x 1 / 3

2. Prova de segunda chamada:
Não há. A prova perdida fica valendo como a nota menor que pode ser descartada.

3. Exercícios valem nota? São contados na média?
Não, eles são obrigatóriosqualificam você para as provas. A não feitura dos exercícios implica a não feitura da prova. Como assim? Atores ensaiam obrigatoriamente para estrear, atletas treinam obrigatoriamente para competir, alunos fazem exercícios obrigatoriamente para fazer as provas.

4. Há possibilidade de fazer um trabalho extra para ajudar na nota?
Claro! Anote aí: uma galinha preta, duas velas vermelhas, uma garrafa de cidra...

PORTUGUÊS II - Conteúdo das aulas dos dias 24 e 26 de agosto

Na aula de quarta, tratamos do objeto de estudo da fonética e da fonologia e de como os conceitos de "fone" e "fonema" se relacionam com a "langue" e a "parole" saussurianas. Na aula de sexta, tratamos de fonética articulatória enfocando as 4 fases de produção do som: iniciação, fonação, ressonância e articulação.

Leituras pedidas:
Callou e Leite:
I - O objeto da fonética e da Fonologia
1. Fonética (itens a, b e c);
2. Fonologia (itens a e c);

Leituras sugeridas:
II - A evolução dos estudos de fonética e fonologia (itens 1 e 2)

Como tarefa, a ser entregue na próxima quarta, dia 31/08, pedi a elaboração de um texto que atendesse à seguinte proposta: Com base nos textos Sistema, norma e fala: revisitando Coseriu (Cunha, 2003) e "O objeto da fonética e da fonologia" (Callou e Leite,  1990, p.11-12) mostre de que forma as duas áreas de estudo se relacionam.

Orientações para a feitura do exercício:
- busque explicar a diferença entre fonética e fonologia, fone e fonema, usando como respaldo a tripartição da gramática proposta por Coseriu.
- redija um texto cuja extensão fique entre 15 e 30 linhas, manuscrito, e apresentado em folha de papel almaço.
- Resista à tentação de copiar os textos de base. Pode fazer citações (copiar partes deles), mas apenas quando forem absolutamnte necessárias e sempre postas entre aspas e com indicação da página. Lembre que o meu objetivo é conhecer o seu raciocínio, o seu texto. E quanto mais você usar as palavras dos outros, menos eu vou conhecer as suas.

Bom fim de semana!


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dica de documentário

Na aula de hoje, da pós-graduação, fiz referência a um documentário que assisti no GNT, falando das emoções humanas. O de domingo passado foi o segundo episódio, "Enfrentando nossos medos". Ainda vai passar mais um, "Repensando a felicidade", domingo que vem, às 00:30h. Confiram a programação: GNT doc. Daí eu postar a dica pra vocês. Este vídeo apresenta a série e este outro vídeo é um pequeno aperitivo do primeiro episódio.
Relações humanas, neurociências, emoções primitivas x elaboração racional dessas emoções... aonde tudo isso me levou? Entre outras questões, à questão da variação linguística e do preconceito linguístico, claro....rs. Mas como assim?
Os sentimentos negativos que nos assaltam (e dentre eles os preconceitos com que nos armamos) são muitas vezes movidos por medo, raiva, por sentimentos primitivos de sobrevivência, que nos levam a avaliar se algo nos ameaça a vida e que tipo de reação vamos ter (enfrentamento ou fuga). Pois esses mesmos mecanismos de ação podem ser acionados em uma situação que em nada ameace a nossa sobrevivência (medo de avaliação, por exemplo: não reajam me dando com um tacape na cabeça! rs). Como já vamos bem longe do tempo em que habitávamos as cavernas, esses sentimentos precisam ser admitidos e elaborados racionalmente, adequando-se aos valores e práticas da sociedade e da cultura. E mais: adequar-se porém mantendo-se em movimento, em consonância com a diversidade e as mudanças do tempo em que se vive. Me lembro de uma redação que Dinah Callou nos pediu no primeiro período da graduação, com o título "Viver é conviver, sobretudo em matéria de linguagem". Tudo a ver com o tema.
Mais comentário que isso, pessoas, só ao vivo!

PS: Não tem TV a cabo? Não se aperte: assista na internet!

Grande abraço!

Pós-graduandos: mudança de endereço

A partir da semana que vem mudamos de sala de aula: vamos para a F208  - e aí ficamos lá de vez.

Grande abraço!

sábado, 20 de agosto de 2011

Vídeo das cordas vocais


Na aula de hoje mostrei este video completo. Ele tem cerca de dois minutos e mostra a pronúncia da vogal [i] em tom agudo e grave, em velocidade normal e em slow motion. Ficam estes 40 segundos como aperitivo. Se quiserem cópia dele na íntegra, peguem comigo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PORTUGUÊS II - Conteúdo das aulas dos dias 17 e 19 de agosto e tarefas da próxima semana

Olá para todos!

As aulas da semana estão sendo dedicadas a mostrar, por meio da fonética experimental, características articulatórias e acústicas  dos sons da fala. Por isso, na proxima sexta (dia 19), permaneceremos no auditório E3. Para tratar do assunto, além da indicação da leitura do capítulo 3 do livro de Maia  (vejam o post  "Cursos 2011-2", em que está a bibliografia), disponibilizo aqui os documentos mostrados em aula:

IPA (na versão em papel, porque vão precisar ter um, além do que está no livro de Cristófaro Silva)
Fonética acústica: conceitos básicos
Fonética acústica: vogais
Os programas IPA-Help e PRAAT tem links para download à esquerda da página, em "Material didático".

Adianto já as leituras para a próxima semana:

  • C. Jr. Estrutura da língua portuguesa, "Parte introdutória". pág. 11 a 29. - O propósito da leitura é estabelecer o link entre o curso anterior (Variação em língua portuguesa) e o curso de fonologia, que dará início à descrição linguística pormenorizada do português.
  • C. Jr. Estrutura da língua portuguesa. "Sons vocais elementares e fonemas". pág. 33 a 38.
  • Callou e Leite. "O objeto da fonética e da fonologia" (pág. 11 e 12) e "A produção dos sons na linguagem humana" (pág. 13 a 15).
Até sexta!

(PS: post mais educado esse, não? cheio de cumprimentos...rs)

Pós-graduandos: cronograma do curso já disponível

2011-2 - Fonologia e prosódia - Cláudia Cunha e Carolina Serra

domingo, 14 de agosto de 2011

Blog também no celular

Podem acessar o blog para ver as atualizações via celular também.
Estou cercando de todos os lados! Rs.
--
Enviado do meu celular
Cláudia Cunha
Departamento de Letras Vernáculas
Faculdade de Letras - UFRJ

sábado, 13 de agosto de 2011

PORTUGUÊS II: conteúdo das aulas dos dias 10 e 12 de agosto

Nesta semana tratamos da dupla articulação da linguagem e de que como os estudos fonológicos se inserem na gramática. Claro que falamos também "de um tudo", pois que eu não sei fazer de outro jeito, mas deixo para vocês um material que, ainda que se intitule "Variação linguística", trata mais detidamente da dupla articulação: Dupla articulação da linguagem

Gostei do blog da moça. Quem sabe vocês não se inspiram?
Martinet, Saussure, Hjelmslev e a dupla articulação da linguagem

Sobre Martinet: http://www.infopedia.pt/$andre-martinet

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alteração dos Locais das aulas da graduação e da pós na próxima semana

Olá para todos!

Graduandos: Na próxima quarta e na próxima sexta (dias 17 e 19 de agosto) darei aula no auditório E3, nos dois horários (09:20 às 11h e 11:10 às 12:50h). Lembro que nesta semana e na próxima estou ministrando as aulas das turmas do João Moraes, por isso os dois horários.

Pós-graduandos: As aulas dos dias 18 e 25 de agosto serão dadas na sala F210. Aproveito para informar que em breve disponibilizarei aqui o cronograma e a ementa do curso, com algumas alterações.

Explicação geral: como o tema de todas essas aulas é fonética acústica, iremos para espaços que têm datashow e som.

Cursos de 2011-2

1. Fonologia da Língua Portuguesa (Português II)

Nível: graduação
Pré-requisito: Disciplina "Variação em Língua Portuguesa"
Turma LEJ - Horário: 11:10 às 12:50 - sala F116
Ementa de Português II

Bibliografia básica:
CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1953.
CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.
CALLOU, Dinah e LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
MAIA, Eleonora Motta. No reino da fala - a linguagem e seus sons. São Paulo: Ática, 1986.

Início das aulas: 10/08/2011


2. Fonologia e prosódia

Professores: Cláudia Cunha e Carolina Serra (UFRJ)
Nível: pós-graduação (mestrado e doutorado)
Horário: Quinta-feira, 14 às 16:30h

Início das aulas: 18/08/2011