sábado, 2 de novembro de 2013

Post off Letras: a saga do leite

Ok, ok, mil perdões...rs

A Sonia Felipe publicou no Face esse textinho e acho que ele resume brilhantemente muito do que ela mostra sobre o impacto da indústria leiteira. Os números são impressionantes. Repasso pra vcs!

Bom findi!

(Sônia T. Felipe - autora do livro Galactolatria: mau deleite) Se você come uma fatia de 100 g de queijo, consome mais de um litro de leite. Nesse litro de leite estão consumidos pela vaca 2,5 kg de grãos, cereais e forragens e aproximadamente 8,5 litros de água. Para tirar 20 litros de leite de uma vaca é preciso que ela ingira uns 50 kg de grãos, cereais e forragens e uns 170 litros de água. Comesses 20 litros de leite se produz apenas 1/2 kg de manteiga. Portanto, nesse meio kg de manteiga estão embutidos 50 kg de alimentos e 170 litros de água.

Consumir laticínios implica em devastar florestas para o plantio desses grãos, cereais e forragens, consumir água potável e deixar uma pegada excremental assombrosa sobre o planeta. Para tornar tudo ainda mais grave, a vaca sofre inflamações contínuas nas mamas e nos cascos, além de ser assoberbada com a formação de gases e borbulhas em seu sistema digestório, pois ela não evoluiu para digerir carboidratos e proteínas e sim gramíneas.

Para saber muito mais sobre as implicações éticas, ambientais e nutricionais do consumo de leite de vaca, leia Galactolatria:mau deleite. (Ecoânima, Ed. da Autora, 302 p.) O contato para aquisição do livro pode ser feito através do email: galactolatria@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário