domingo, 17 de agosto de 2014

Post of Letras: os diferentes corpos dos atletas - existe corpo ideal?


Cá está o link da série de fotos que comentei em aula e que vem bem a calhar para discutir padrão, variação e diversidade:

A diferenca entre o formato dos corpos dos melhores atletas do mundo em diversas modalidades/


Um pouco do texto que acompanha as fotos:

"A humanidade se fascina com o formato ideal do corpo humano desde a Grécia Antiga – ou até antes disso -, apesar de que o conceito do formato ideal tem mudado constantemente de lá para cá. Talvez essa seja uma das razões pelas quais o ensaio “Atleta”, de Howard Schatz, é tão marcante: ele explora o mesmo modelo da beleza física humana presente tanto em antigas esculturas gregas quanto em propagandas contemporâneas.
Na série “Atleta”, Schatz apresenta as muitas variações do corpo humano – em especial, dos atletas de alto rendimento. É possível observar desde halterofilistas de corpos gigantes e recheados de músculos até maratonistas de ossos finos – passando por saltadores longilíneos e lutadores robustos. Os esportistas estão todos com a pele besuntada em óleo e vestidos com a mesma roupa preta. A ideia é dar um contexto padronizado às imagens, para tirar o foco de qualquer outro elemento que não o próprio corpo dos atletas. Dessa forma, podemos realmente apreciar e comparar suas diferentes formas."


Leituras de Fonética

Olá para todos!

As aulas da semana que vem serão dedicadas a mostrar características articulatórias e acústicas  dos sons da fala.  Disponibilizo aqui  documentos que serão utilizados em aula:

IPA
Fonética acústica: conceitos básicos
Fonética acústica: vogais

Programas computacionais IPA-Help e PRAAT (tem links para download à esquerda da página, em "Material didático")

Além disso, eis as leituras para a próxima semana:

  • C. Jr. Estrutura da língua portuguesa, "Parte introdutória". pág. 11 a 29. - O propósito da leitura é estabelecer o link entre o curso anterior (Variação em língua portuguesa) e o curso de fonologia, que dará início à descrição linguística pormenorizada do português.
  • C. Jr. Estrutura da língua portuguesa. "Sons vocais elementares e fonemas". pág. 33 a 38.
  • Callou e Leite. "O objeto da fonética e da fonologia" (pág. 11 e 12) e "A produção dos sons na linguagem humana" (pág. 13 a 15).

Bom findi! 

Programa e bibliografia de Fonologia

Começando os trabalhos de 2014-2! Cá está o programa do curso: programa de fonologia

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Sotaques do Brasil - parte 3

Sotaques do Brasil - parte 3 - variação tu x você

Sotaques do Brasil - making of


Sotaques do Brasil - making of

Para terem uma ideia das dimensões do projeto Atlas Linguístico do Brasil:

A equipe de reportagem da Globo rodou 16.000 km em 5 meses e fez 800 entrevistas em 15 localidades de 6 estados brasileiros, viajando de avião, de carro e de barco.

A equipe do Atlas rodou 277.581 km (quase 7 voltas em torno do Equador!), em 17 anos (o projeto se iniciou em 1996 e a coleta de dados terminou oficialmente em 2013) e fez 1.104 entrevistas linguísticas definitivas (fora as entrevistas experimentais e as que foram descartadas), indo a 250 municípios distribuídos por todos os estados brasileiros. Viajamos de avião, de carro, de barco, de ônibus e batemos muita perna por esse Brasil.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Série "Sotaques do Brasil", no Jornal Hoje

Suzana Cardoso e Jacyra Mota deram uma entrevista, no ano passado, sobre a variação do português no Brasil e sobre o projeto Atlas Linguístico do Brasil e também foram ouvidas equipes do ALiB do Paraná, Santa Catarina e Pará. A jornalista  informou que sairão agora, nesta semana, no JORNAL HOJE, da GLOBO, aquele do horário do almoço. Hoje já foi feita a chamada e a matéria sairá em 4 dias, de terça a sexta.