domingo, 3 de setembro de 2017

Exercícios sobre fonética e conceitos básicos


         Exercícios sobre fonética e conceitos básicos

         1a Questão: Explique as afirmativas:
  1. O fone é um som da fala e o fonema é uma unidade da língua.
  2. O fonema é um feixe de traços distintivos.
  3. Apesar de serem sons produzidos pelo aparelho fonador e participarem da comunicação, os cliques não são fonemas da língua portuguesa.
  4. Na realidade física, a emissão vocal é um contínuo.
  5. Segmentos e suprassegmentos, embora sejam elementos distintos, não podem ocorrer separadamente.
  6. Fonética e fonologia são duas áreas complementares.
           2a Questão: O corpus abaixo é formado de pares opositivos.
  1. a)  Transcreva foneticamente cada vocábulo e, em seguida,
  2. b)  Analise-os, identificando se a oposição existente entre eles é segmental ou suprassegmental – justifique a sua
    escolha.
    1. ávido havido
    2. (dar o) troco – (eu) troco  
  1. 3a Questão: Defina as 4 fases da produção do som: iniciação, fonação, ressonância e articulação.

  2. 4a Questão: Faça a distinção entre vogais e consoantes com base em:
  1. a)  características funcionais;
  2. b)  características físico-articulatórias;
  3. c)  características acústicas.
             5a Questão: Tomando por base a forma como e/ou o lugar onde a corrente de ar é modificada, estabeleça a            distinção entre:
  1. Modo de articulação e ponto de articulação;
  2. Consoantes oclusivas e fricativas;
  3. Consoantes oclusivas e nasais;
  4. Consoantes fricativas e laterais.
              6a Questão: Faça a distinção entre letra, grafema e fonema, a partir do que nos apresenta Camara Jr.

              7a Questão: Como C. Jr. define os alofones?

              8a Questão: Confronte os tipos de alofone apresentados por C.Jr. com o que Callou & Leite expõem à página 41.


              9a Questão: Mostre o papel fonológico dos suprassegmentos em português.

             10a Questão: Apesar de vogais, semivogais e consoantes serem categorias de som diferentes,  é possível  dispô-las numa gradação que revela semelhanças profundas entre alguns elementos das 3 categorias. Comente a questão.

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